domingo, 25 de setembro de 2016

Crowdfunding: ajude a lançar esta ideia!

Esta é uma carta aberta do Marcos Elias (MEP), cara por trás dos Quadbus, Savoy e vários modelos e tutoriais lançados para o OMSI.



Se você ainda não viu o vídeo sobre a campanha, confira! Tem quase uma hora, se preferir, leia o texto abaixo ;)



Olá, fã de ônibus!

Assim como meio mundo que gosta de ônibus, eu amo este meio de transporte desde que me conheço por gente. Não sei explicar, simplesmente curto! Admirava os ônibus sozinho, o pessoal estranhava o meu gosto maluco. Graças à internet encontrei um monte de gente doida como eu! Hehe! Uns gostam de carros, outros aviões… Outros, ônibus, ué! Não sei explicar. E nem precisa!



Se você se identifica com isso… Então deve compreender exatamente nossa paixão por este tipo de veículo. Naturalmente gostamos de tudo relacionado a ônibus, e nisso entram os jogos de computador! Poder dirigir, visualizar em vários ângulos, fazer pinturas das nossas empresas fictícias… Quem nunca?!

Existem muitos jogos de ônibus, sendo o OMSI o mais popular. Há outros jogos mais simples, porém meio largados… Eu quero fazer um brasileiro!

Na verdade já estou fazendo há algum tempo! Desde 2013/2014, para ser mais preciso, trabalho na ideia. Comecei e dei pausas por diversas vezes, seja por problemas técnicos, conhecimentos rudimentares na época, ou tretas da vida. Mas a paixão nunca morreu. Nos tempos em que fiquei sem programar o jogo, fui estudando, assistindo a muitos vídeos de Unity 3D. Formando meu conhecimento. A Unity é uma das engines (motores de jogos) mais populares e fáceis de lidar. Eu já tinha conhecimentos de programação e domínio do inglês técnico, o que facilita muito as coisas. Mexo com programação por hobby desde 2004, fiz vários programinhas para Windows. São programas antigos e não mais atualizados, mas você pode conferi-los aqui, caso tenha curiosidade em ver um pouco da minha experiência com desenvolvimento: http://software.viamep.com/
Ou seja, não é apenas um desejo ou um sonho impossível! Já tenho as bases técnicas necessárias para iniciar, e já iniciei! Programação é um hobby, uma arte que admiro bastante.
Infelizmente alguns dos meus softwares não estão mais no ar, ainda pretendo fazer uma página de histórico com todos eles um dia.

O sonho de fazer um jogo de ônibus é muito mais antigo do que o próprio OMSI: vem do tempo em que eu jogava o GTA San Andreas com mods de ônibus. Só fui aprender modelagem 3D e brincar com as engines de jogos bem mais tarde, há uns três ou quatro anos. Estou pegando pra valer nas últimas semanas, e o game já começou a avançar! Em 2015 e no começo de 2016 fiz uma boa parte da lógica do sistema de AIs e estudei a fundo diversas técnicas de programação em C# na Unity. Antes eu só tinha experiência com Delphi e Javascript, o que complicava um pouco as coisas. Agora me sinto preparado, tudo o que quero estou conseguindo fazer.

Sou autodidata, me viro bem quando quero MUITO uma coisa. Nunca fiz curso formal nenhum na área de computação. Tudo o que sei sobre web, sites, blogs, Linux, PHP, Delphi, Pascal, Lazarus, Unity, Blender, C#… Aprendi lendo tutoriais e vendo vídeos, boa parte dos gringos (o inglês é um diferencial importante na hora de programar, especialmente para encontrar soluções de problemas no código). Sou autodidata desde pequeno. Gosto de aprender assim, acho que não perco tempo, aprendo coisas focadas – dispensando de imediato o que não for me servir. Não sou nenhum especialista, tenho um monte de defeitos e sou preguiçoso, procrastinador com coisas chatas. Mas quando eu quero muito uma coisa... Não encontro tantas barreiras no âmbito técnico. Eu me viro relativamente bem. Sei que fazer um jogo de ônibus não será fácil, mas encarei de cabeça erguida, com todo o histórico e prática acumulados dos anos passados quando programei outras coisas.

Tenho o conhecimento necessário para tocar o projeto. Naturalmente não sei tudo, ninguém sabe! Mas a facilidade em aprender e ir atrás compensam o restante, já que consigo resolver os problemas conforme vão aparecendo. Eventualmente conto com a ajuda da comunidade, afinal ninguém é de ferro! Fóruns, grupos, etc: há muito material de qualidade na internet e locais para tentar tirar dúvidas.

Tenho força de vontade, muita força de vontade! Eu quero tornar o projeto de um jogo de ônibus uma parte da minha vida! Concentração total até ter a versão 1.0 lançada, e posteriormente seguir com atualizações ou melhorias... Ou quem sabe iniciar um outro dia um game novo, refeito do zero, melhor ainda. Estou dando os primeiros passos!

Só que há um problema! Um fator limitante :( Não tenho como fazer isso por mero hobby, usando apenas coisas grátis e programando somente no meu tempo livre. Se fosse assim o jogo levaria 10 anos e não ficaria pronto nunca, pois até lá as engines de hoje estariam ultrapassadas, a motivação estaria quebrada ou fragmentada… E a vida? Bem, nem sei se existiremos daqui uns 10 anos… Hoje eu tenho ampla flexibilidade de horários, não sei como vou estar trabalhando daqui 10 anos para comer e pagar as contas (vai que não me sobre tempo...). Tudo pode mudar até lá. Tenho que aproveitar a hora agora, enquanto ainda sou jovem (nem tanto, crise dos 30 kkk), tenho saúde (eu acho, rs) e tempo disponível.

Um projeto desse porte exige comprometimento e dedicação total, com um grande número de horas de trabalho por dia. Sim, trabalho! Quando você encara algo para valer, acaba sendo um trabalho. Não quero ficar rico com o jogo, quando ele estiver pronto terá um preço bem acessível. Mas durante o desenvolvimento, preciso de recursos para bancar o tempo e as coisas que devo comprar para o jogo!

É fato, não é possível trabalhar no projeto apenas nas horas livres, uma ou duas horas por dia… É necessário mais do que isso. Muito mais do que isso! Estou fazendo de tudo para destinar o maior número possível de horas ao projeto. E tem dado frutos! Sei que valerá a pena! Meus trabalhos freelas são flexíveis, me proporcionando uma boa dose de horas livres – que precisam ser compensadas de alguma forma, no entanto. Não posso ficar mexendo apenas no jogo e deixando outras atividades rotineiras de lado, afinal sou um mero mortal como todos vocês. As contas precisam ser pagas, né?! Mas consigo gerenciar bem o tempo. Tendo caixa, consigo deixar de fazer outras coisas para me dedicar em tempo integral ao game. E assim consigo entregá-lo em bem menos tempo do que levaria na correria!

Além do tempo, que acaba custando dinheiro, existe uma outra limitação imediata: a grana das coisas diretamente relacionadas ao game. Estamos numa crise lascada, e mesmo que não estivéssemos, todo desenvolvimento tem um custo!

É impossível fazer um game desse porte com custo zero. IMPOSSÍVEL!

Se eu parar para pensar “não vou gastar nada”, o game nunca vai sair do papel. Fato! Será apenas uma ideia, como era há alguns anos! Uma ideia sem ação é somente uma ideia. Oh, um simulador de ônibus novo, legal! Quando sai? Sei lá, quem sabe, um dia vou fazer... Um dia... Pare!!! Eu já comecei a agir há alguns meses! Deixou de ser apenas um sonho ou uma ideia, agora tem obras em andamento! Mas ação sem dinheiro em caixa fica complicado, a obra não vai pra frente por falta de material. Eu preciso de dinheiro para agilizar o projeto. É necessário!

Do meu bolso e de campanhas extras já gastei um certo valor. Isso que o game nem está pronto e nem sei se ele irá gerar lucro, hein! Investi porque acredito muito no que estou fazendo! Onde a grana foi aplicada? Simples: em modelos 3D e scripts para agilizar o desenvolvimento. Carros, prédios e pessoas animadas, além de alguns códigos de coisas complexas que levariam várias horas para programar. Coisas que se eu fosse parar tudo para fazer, levaria anos! Sim, anos! Modelar pessoas em 3D e animá-las é algo bem demorado. Modelar milhares de variações de prédios, também! Não posso usar objetos grátis da internet porque a maioria é mal feito, pesado ou sem os devidos direitos: boa parte dos sites de modelos 3D grátis são piratas. Definitivamente não rola, gosto de fazer tudo certo.

O desenvolvimento do game está chegando numa fase em que é necessário ter dinheiro em caixa. Não tem como rolar sem isso. Sem grana, acabo tendo que investir do próprio bolso. Aí entra o maior problema. Na crise em que vivemos não tenho como tirar R$ 1.000 ou R$ 2.000 do meu salário para ir colocando no game.

Grandes estúdios nunca vão patrocinar games desse gênero, porque o público final não é tão grande quanto dos jogos de tiro ou franquias como GTA. De onde tirar dinheiro, então?

Se eu tentar juntar uns mil ou dois mil reais, levarei vários meses ou anos… Não dá. E ainda tem o tempo: eu preciso dedicar mais horas por dia ao projeto, logo essas horas precisam ser pagas de alguma forma – conta de luz, internet, peças para o PC não se acha de graça

Então o único jeito viável de transformar o sonho do game em realidade é tendo um investidor. Alguém que coloque dinheiro no projeto. Nada melhor do que os próprios fãs para isso, sendo algo livre, sem ligação com empresa nenhuma!

Desta forma faço o jogo para mim, para você e para todos os que curtem ônibus! Não para cumprir metas corporativas. Não por lucro. Não por ganância, diferente dos grandes estúdios! Quero fazer por amor mesmo! Embora o jogo final poderá ser comercial, sem esta fase ele não teria como sequer existir. Sem a grana já investida o game não teria os carros, pedestres, vários prédios... Ou seja, seria apenas um negócio feio e vazio.

Como preciso dos recursos financeiros, a forma mais prática que me parece é contar com financiamento coletivo. Manja de crowdfunding? Procure no Google o que é crowdfunding. É um conceito maravilhoso!

Se eu for esperar um grande estúdio adotar a ideia, o jogo nunca sairá. Se eu for tirar do meu bolso, também nunca dará certo, afinal sou pobre e estou quebrado, como muitos brasileiros! Nas condições atuais, nunca que vou conseguir separar mil reais a cada temporada para comprar objetos para o game ou pagar modeladores freelas.


De pouco em pouco, tudo é possível!


Agora pense… Temos milhares de pessoas que curtem ônibus pelo Brasil afora. Isso sem falar do mundo todo… Se uma pequena parte dessa galera se unir ao nosso objetivo em comum, numa espécie de “vaquinha”, conseguiríamos tocar o projeto bem mais rápido!

Pense comigo: se apenas 200 ou 300 pessoas contribuíssem com R$ 10 cada uma, o game teria um fundo de investimento com valor em caixa de R$ 2 ou R$ 3 mil reais!

Essa grana pode parecer muita coisa para quem vê de fora, mas não é, e certamente não daria para fazer o jogo todo apenas com três mil reais. Muitos jogos precisam de bem mais dinheiro. Mas daria para começar a ter algo mais concreto! O cenário...

O game não surgiu ontem, ele já está em progresso. Sem recursos, cheguei até aqui… Faltam recursos para expandir mais rápido. Com R$ 3.000 em caixa eu teria como pagar pelos objetos da primeira versão beta do game, oferecendo um cenário bem legal para os jogadores. Sem isso eu teria que parar tudo e construir os modelos, o que levaria meses e anos… MESES E ANOS! Para algo que, se tivesse a grana, daria para conseguir em poucos dias.

Assim eu conseguiria me focar na programação do que faz o simulador ter vida, de fato: os ônibus, pedestres, paradas, estações, linhas, etc. Os objetos 3D por si só não têm utilidade: eles estão lá nas lojas de modelos, mas não são um jogo. Para tornar o game legal com um gráfico bacana, preciso mesmo do dinheiro.

Sem grana o game teria apenas meus modelos de ônibus, estações, terminais… Nem mato teria direito. É assim com o SimTR, um simulador de trólebus. É assim com o VirtualBus, um simulador de ônibus com gráficos bem simples e pouquíssimos objetos de cenário. Que graça tem fazer um sistema sem cenário nenhum?! Fica muito zoado. Se você nunca ouviu falar destes games, pesquise rapidinho sobre eles e verá um pouco do que estou falando. Gente com potencial, porém sem recursos… =/

Então decidi lançar esta campanha de crowdfunding, a princípio sem usar sites do gênero, fazendo um gerenciamento próprio. Você toparia ajudar? No final todo mundo teria o game!

  • Você quer muito ver o jogo pronto? Um game brasileiro, diferente…
  • Você já conhece meus outros projetos de 3D para o OMSI? Os Quadbus, VIP IV, PBC, entre outros… O Savoy…? Os ônibus que liberei para a galera editar?
  • Você já viu o pessoal que curte meus tutoriais de Blender no YouTube?


Contribuindo com meu projeto você estará contribuindo diretamente com os temas acima, e muito mais! Tendo recursos para o game, muita coisa paralela surgirá: mais tutoriais de Blender enquanto modelo os próximos ônibus; dicas de Unity3D para resolver problemas pelos quais passei; modelos livres para uso e edição (meus ônibus), etc.

Não é uma venda, porque o jogo não está pronto. Não é pré-venda, porque o jogo ainda vai demorar para ser vendido. É um financiamento coletivo! Todo mundo com um objetivo em comum coloca dinheiro para fundar o game. O jogo é criado por mim, mas de fato é para vocês! Para todos nós!

Todo mundo que ajudar na arrecadação irá receber o jogo final quando estiver pronto, sem precisar pagar de novo lá na frente. O valor mínimo que decidi é R$ 10, assim fica bem acessível para todos, mesmo na crise não vai pesar para ninguém!

O que são R$ 10 para você?


Mal dá para pagar um almoço ou lanche, é dinheiro de bar, não dá nem para pagar 3 passagens de ônibus aqui em SP ou duas brejas… Mas somando, de um e de outro… Dá muita coisa! Se existirem ao menos 200 pessoas que acreditem na proposta do jogo e que contribuam com R$ 10, o game teria R$ 2 mil em caixa, grana que seria usada essencialmente para comprar modelos 3D e/ou melhorar meu hardware de desenvolvimento.

A campanha de financiamento coletivo continuará mesmo depois desse valor, permitindo que mais coisas sejam alcançadas – mas este é o início. Pé no chão, é uma meta fácil de atingir! Não estou pedindo R$ 50 mil logo de cara. Sei que durante o tempo o game talvez custe isso para ser produzido, contando as horas e meses de “salários” de equipes… Mas precisamos cair na real, é um game indie! O orçamento apertado dá para ser bem gerenciado e tornar o projeto real de qualquer forma. Depois que o game for vendido aí sim pensarei em lucro, reinvestimento no jogo ou em um novo projeto maior, mas nesta fase… Não! Nesta fase toda a grana arrecadada será revertida diretamente para o jogo inicial.

Eu lancei dois projetos para o OMSI com colaborações livres, e em pouco tempo a meta deles foi atingida (eram valores menores, com contribuições de R$ 15,00). Foram os ônibus Millennium II piso baixo central e o Mondego articulado, que ainda não está pronto mas está em beta e a galera que pagou curtiu bastante! A grana do Mondego foi a base de fundação do cenário deste game: com ela e mais um pouco do meu bolso, comprei os carros, prédios e pessoas que vocês veem nos vídeos iniciais do jogo. Tendo uns R$ 2 ou 3 mil reais daria para fazer muito mais, em menos tempo!

Eu vou modelar muita coisa ainda, como estações, terminais e ônibus. Também vou pegar modelos 3D com colegas e parceiros. Mas o grande volume de cenário genérico (prédios, casas, árvores) não tem como sair de graça. Todo game tem um investimento! Todo game! A diferença é que alguns tiram do bolso, ou de parceiros investidores… Eu não tenho de onde tirar. A motivação e força de vontade precisa se aliar ao apoio dos que acreditam no projeto! Sem pesar para ninguém, conseguiremos um resultado incrível. Vocês que colaborarem serão os fundadores do game!

Eu estou muito comprometido, e o game vai sair, com ou sem dinheiro. O problema é que sem dinheiro demora muito mais! Quero ter um projeto beta legal em um ano ou menos, não em 5 anos… Bora dar uma força?


Agora depende de você!


Curtiu a proposta? Então faça já uma contribuição! Você pode pagar por Paypal ou PagSeguro… Há diversas formas de pagamento. Se puder, faça um pagamento superior a R$ 10!

Sei lá, R$ 15, R$ 20, R$ 50, quanto você acha que vale a força? Pouca gente paga por coisas, a maioria quer tudo de graça ou pirata, sem pensar nos custos envolvidos… Você pode pagar mais de uma vez, se quiser! Todavia R$ 10 é o valor mínimo, assim mais gente pode participar.

Todo mundo que já pagou pelas campanhas do PBC e Mondego no OMSI não precisa pagar de novo, essa galera já deu uma força tremenda! Mas a campanha é aberta, caso acreditem que vale a pena colaborar de novo, serão bem recebidos, é claro!

Clique em um dos botões abaixo para fazer sua contribuição! Lembrando que é uma colaboração para a fundação do jogo, portanto tratada como doação; não é venda!!!

Via Paypal ou PagSeguro:






Caso prefira fazer por Bitcoin:
1Cgoevrja4ZhCy3rtsnR55LPGP6DKb9J2E
Ao contribuir, envie um e-mail para que eu possa identificar! marcos@viamep.com ou marquinhosxp@gmail.com
Nas contribuições via PagSeguro/Paypal não é necessário enviar o e-mail, eu recebo automaticamente um aviso do serviço.

Via PagSeguro você pode fazer o pagamento de diversas formas: por transferência, cartão ou boleto. O boleto pode ser pago em qualquer casa lotérica, nem precisa ter conta em banco!

A grana será muito bem utilizada no game! Não é um dinheiro para eu, Marcos, sair gastando. Não! É um dinheiro de fundo para o jogo! O simulador de ônibus que estou criando. É bem diferente :)

Vocês vão vendo o progresso com o tempo, e aqueles que não se sentirem bem em contribuir por agora por não me conhecer ou não confiar… Beleza! Apenas espere :)

Todo mundo que contribuir com pelo menos R$ 10 nesta fase será VIP na hora de testar betas do jogo, além de garantir a versão final sem ter que pagar de novo depois. Ela seria vendida por bem mais de R$ 10, hein? Nada abusivo, mas mais de R$ 10, com certeza.

A galera que contribuir com quantias maiores (acima de R$ 100) receberá algumas coisas dentro do jogo, ainda a serem divulgadas (como propagandas em outdoors e pontos de ônibus, nomes de estações, etc).

Antes de pagar, esteja ciente!


Antes de pagar, no entanto, é bom ficar ligado em algumas coisas para evitar reclamações futuras!

Você não está comprando o jogo porque ele não está pronto ainda; nem comprando direitos de programação muito menos sociedade do mesmo.

Talvez eu aceite sugestões, gosto de ouvir! Mas não é porque você pagou que poderá pedir coisas, concorda? O game tem um conjunto de recursos predefinidos e vou trabalhar tendo eles em mente. Não vou enganar nem prometer mais do que posso entregar! Pé no chão, sempre! Novos recursos serão adicionados com o tempo, sem atrapalhar a base planejada inicialmente. Aqui no site do projeto você tem uma ideia do que ele terá e do que não terá a princípio, assim você poderá ver se o seu investimento foi bem válido ou não, caso o game não entregue o que prometeu depois.

Veja a página de recursos prometidos para a versão 1.0:
http://blog.brtsimulator.com/2016/09/caracteristicas-prometidas-para-versao.html

Você está contribuindo para que o projeto possa ser realidade! Milhares de games são fundados desta forma, pelos fãs! Já pesquisou por crowdfunding? Pesquise, é magnífico, mudará seus conceitos!

Resumindo agora: ao contribuir, tenha em mente que:

* Você estará ajudando imensamente o produtor, mesmo com uma pequena quantia; o volume somado é o que importa! Não pense que R$ 10 não fazem diferença, porque fazem sim! As campanhas do Mondego e PBC provaram isso! Sem as contribuições do Mondego o jogo não estaria no estado em que está!

* O dinheiro é realmente necessário por ser um atalho na produção e pagamento de contas, sem ele o desenvolvimento se arrastaria por anos! Pagamentos de modelos 3D e eventualmente equipe para realizar ações que tomam muito tempo… Somente com dinheiro isso é possível!

* Não é uma venda, é um apoio para tornar o projeto realidade! Uma vaquinha, sabe? Você apoia por querer muito ver o jogo dar certo e confiar no produtor; não é uma venda de empresa, o game não está pronto e não tem tudo o que simuladores bem estabelecidos têm!

* É um game independente, e no que depender de mim, sempre será! Grandes estúdios cheios da grana nunca vão investir em games de nicho como ônibus porque o publico é pequeno, sendo assim não dá lucro como os games de tiro ou GTA. Eu não quero pensar em lucro. Se vier lá na frente, será consequência! Quero ver o sonho do jogo realizado. Como não sou rico, não tenho condições de colocar dinheiro próprio para agilizar as coisas… Se eu tivesse um salário de R$ 5 ou R$ 10 mil daria para tirar de boa mil ou dois mil reais desse valor e colocar no jogo todos os meses. Mas não tenho! Tenho a vontade e boa parte dos conhecimentos técnicos necessários, só falta a grana em caixa para me dedicar exclusivamente a isso.

* Sei que expectativas são geradas, por isso peço para manter o pé no chão! Estou dando o melhor de mim no game, ele tem objetivos claros e definidos. Estão no site! A princípio não terá tudo o que o OMSI tem, ele está mais para os jogos da TML como BCCS (Bus & CableCar Simulator) ou Bus Simulator 2012 - mas sem os bugs dos carros AIs, é claro ;p Ficando melhor que o BCCS, jogo que curti mas foi abandonado cedo demais, já me dou por satisfeito!

* O game irá evoluindo com o apoio de vocês! A primeira versão receberá atualizações por um tempo considerável, seja em melhorias ou adições de ônibus e expansões do mapa. Ele não vai ser abandonado logo de cara como outros jogos por aí! Quero que o jogo proporcione muitas horas de diversão para os fãs de ônibus! Por isso o mapa será estendido e/ou serão criados novos mapas depois!

* Apesar de focar em corredores exclusivos, o jogo também terá linhas de rua! Os primeiros betas terão o BRT para facilitar a produção, sem interferência do tráfego de carros. Quando for a hora serão criadas linhas alimentadoras com várias características para ônibus normais!

E se falhar? E o plano B?


Bom, estou muito confiante, o jogo já está dando certo: tudo o que tentei programar até agora eu consegui, com mais ou menos dificuldade… Está dando certo! Não consigo ver esse game cancelado! Ele será cancelado apenas se algo muito grave acontecer (se eu ficar doente ou morrer).

Mas é natural ficar cético, pensativo… E se o Marcos falhar? E se não entregar o jogo? Infelizmente muitos produtores independentes lançam campanhas de crowdfunding e depois decepcionam os fãs, os games são cancelados, a grana é desviada… Não quero que isso aconteça. Pense pelo lado bom: milhares de games são fundados desta forma pelo mundo todo. Com o BRT Simulator pode dar certo também!

Quem não me conhece fica com um pé atrás ao colaborar, é natural! Por isso o foco inicial desta meta pequena de R$ 2 ou R$ 3 mil é arrecadar de quem já me conhece, de quem já curtiu meus trabalhos em 3D no mundo do OMSI, tutoriais, sites etc. Uma meta bem pé no chão! E é uma meta para o primeiro beta do game, não para o game final – o desenvolvimento levará vários meses e terá um custo bem maior do que os dois ou três mil reais do cenário. Se o valor passar disso, a grana excedente será usada para melhorar ainda mais o projeto, retribuindo modeladores ou aumentando a cidade!

Quem sabe mais pra frente lanço uma campanha maior, mais sólida – naturalmente quem já tiver contribuído NÃO PRECISARÁ pagar de novo! ;)

Todavia, se por algum motivo de força maior o game atrasar ou não dar certo… Em primeiro lugar não vou desistir, vou recomeçar nem que seja em outra engine. Diferente de games que somem do nada, eu vou lançando betas jogáveis, todo mundo poderá ver o progresso! A evolução é visível.

Os modelos 3D adquiridos poderão ser usados em outros projetos meus, naturalmente! Se o game fracassar poderei usar os prédios e carros para um mapa no OMSI, por exemplo, liberando os carros AI para todos… Mas não estou pensando por esse lado. Se cheguei até aqui desde 2013 estudando como fazer isso, é porque confio que dará certo. As maiores barrerias já foram ultrapassadas! Ele não será um jogo extraordinário logo de cara, não será um "OMSI 3.0", mas como falei… Saindo algo do tipo do Bus Driver com BCCS me darei por satisfeito!

Este projeto será a porta para uma série de outros projetos maiores no futuro. Conforme for vou trabalhar sério com isto, produzindo outros projetos de jogos depois! E quem sabe para celulares e tablets também.

Se fracassar, o legado que ele deixará ainda será interessante: vários tutorias de Blender e/ou Unity, modelos para uso no OMSI, Fernbus ou LOTUS, ou qualquer outro game com suporte a mods que for aparecer… Embora eu não possa redistribuir os modelos de outras pessoas, me comprometo a liberar os meus, pelo menos – todos os meus ônibus em 3D já são Creative Commons para livres edições!

Eu não vejo ninguém como concorrente, não quero ser melhor do que ninguém. Existem outros brasileiros criando jogos, se você curtir, apoie eles também!

Agradeço por ter lido até aqui, vamos que vamos!

O progresso do game você pode acompanhar no meu canal no YouTube:

http://www.youtube.com/marquinhosxp

Tenho esse canal “reserva”, que poderá ser reativado caso alguma coisa aconteça no primeiro:

http://www.youtube.com/simuladoresdeonibus

Se ainda não tiver curtido, curta a página no Facebook:

https://www.facebook.com/brtsimulator/

E claro, fique ligado no site do game!

http://www.brtsimulator.com

Obrigado!

Se tiver alguma proposta comercial ou parceria, pode entrar em contato por e-mail: marcos@viamep.com ou marquinhosxp@gmail.com.

Marcos Elias
São Paulo, 25 de setembro de 2016


11 comentários:

  1. #3games. Como o Jean disse, vamos apoiar este projeto. Achei muito bom e melhor ainda brasileiro. Parabéns E acredita vai dar certo.

    ResponderExcluir
  2. #TlesGames. Assim que possível estarei enviando uma ajuda de custo. Acabei de ver o vídeo no YouTube e estou gostando do que está para vir. Nem faço questão dos mods pois não sei modelar, o último programa que fiz curso rápido foi o MAIA 3D. Mas enfim, como faço para te avisar ou vc saber que eu te enviei e que foi eu? Vlw e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. #TlesGames primeiramente sucesso para o game. Vc tem conta no mercado pago? E mais fácil pra min.
    Pensa em fazer o BRT RIO?

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do projeto. Como faço pra vc me ajudar a fazer um ônibus articulado igual vc fez na unity5. Se possível eu colobora contigo pq vc deve ser valorizado amigo. Eu estou terminando curso de designer de games esse ano e espero um dia trabalhar com isso. Blz aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do projeto. Como faço pra vc me ajudar a fazer um ônibus articulado igual vc fez na unity5. Se possível eu colobora contigo pq vc deve ser valorizado amigo. Eu estou terminando curso de designer de games esse ano e espero um dia trabalhar com isso. Blz aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  6. ALGUÉM TE SKIN DA VIAÇÃO CARVALHO MOFARREJ

    ResponderExcluir
  7. olá boa noite eu quero te ajuda como eu faço eu só empresário meu mail. dolfocf@hotmail.com

    ResponderExcluir