quarta-feira, 24 de maio de 2017

Aviso sobre os ônibus que os fãs "estão fazendo para o Proton"

TEXTÃO SOBRE OS "NOVOS ÔNIBUS QUE ESTÃO FAZENDO PARA O PROTON" Galera, tem mta gente "fazendo ônibus para o Proton" sem nem ter falado comigo antes... Umas 5 pessoas :o Alguns são realmente bons, estão ficando legais e as chances de inclusão no game são muito grandes. Mas é preciso manter o pé no chão e estar apto aos requisitos do jogo, para evitar a frustração do modelo ser negado lá na frente. Eu agradeço demais a força em querer colocar ônibus novos no jogo, mas é importante ficar atento a alguns requisitos... Senão o ônibus poderá ser recusado e a pessoa ficar magoada sem nem ter noção direito da coisa rs. Sem eu ver o modelo PRONTO primeiro fica complicado aceitar ou não. E mesmo estando pronto, vai levar uns meses para os ônibus serem colocados (tem que terminar muita coisa na base do jogo, minha prioridade pros próximos meses/anos é a base). Questões como qualidade geral, realismo, proporções, bom equilíbrio de detalhes vs número de polígonos etc. Dificilmente o primeiro projeto da vida da pessoa teria a qualidade necessária pra ir pro Proton, por conta da prática. Coisas boas: Texturização em atlas (texturas combinadas), proporções, modelo de acordo com a foto (ao colocar uma foto por cima no modo sem perspectiva), distância entre eixos real, um material só para as texturas que acendem (porém com meshes separados), etc... Coisas ruins: Cantos mtos quadrados não serão aceitos, painel de outra versão tbm não (não quero colocar um Millennium BRT com painel de Millennium 2, por exemplo), ônibus com buracos que dá pra ver a rua na área do motorista, ônibus com peças de muitas pessoas extraídos sem autorização do OMSI, etc... O jogo no futuro terá suporte a mods de ônibus, aí cada um poderá colocar o que quiser sem depender de mim (vai demorar um bom tempo, mas farei isso). Por agora, estou priorizando ônibus JÁ PRONTOS de pessoas de confiança, para evitar encrencas com uso de peças alheias. Não estou procurando ônibus pra colocar no jogo tão cedo, por alguns meses já tem modelos suficientes. Priorizo os modeladores conhecidos da comunidade de OMSI que já troquei ideia. Umas 2 pessoas, provavelmente fakes, me mandaram modelos sem autorização pra ver se eu caía e colocava no jogo, depois teria encrenca com os autores. Um teve a cara de pau de me mandar o Thunder+ do Fellype3D e falar que fez, sendo que conheço o modelo e sou amigo do autor... Não vou cair nessa, então vamos devagar... A prioridade pro jogo é a programação básica, daqui um ano ou mais que ele vai começar a receber bastante ônibus. Sem a pessoa ter um portfólio, um nome conhecido na modelagem, ainda que por hobby, fica realmente complicado sair aceitando tudo o que oferecem. Além de tudo ainda tem o fator TEMPO: mesmo que eu tivesse 100 ônibus à minha disposição, não daria pra colocar todos no jogo agora. Tem que ir atrás de sons diferentes e reais (AUTORIZADOS, sem pegar som dos modelos de OMSI), tem a base da skin pra cuidar, gastaria algumas semanas no mínimo preparando cada ônibus, otimizando, animando, separando texturas para animação, etc... Nesse momento a prioridade é a programação. Diante do fato de algumas pessoas enviarem conteúdo de má fé, não posso incluir objetos ou gravações sem comprovar a origem. Muitos sons já editados o pessoal pegou nos ônibus de OMSI e me mandou, não pode isso. Mande a gravação real sem cortes, que eu edito aqui. E modelos 3D feitos no Qubism ou SketchUp dificilmente serão aceitos por questões técnicas, dá muito mais trabalho preparar eles, remover vértices duplicados e faces duplas, etc. Enfim, se um modelo for recusado, não fique triste! Mas não gere expectativas antes do tempo. Para finalizar, não quero generalizar! Tem umas 3 pessoas fazendo ônibus que aparentemente atendem aos padrões do jogo e serão aceitos. Mas a palavra final vai depender de ver eles prontos, ao ver o painel, a forma como estão texturizados, etc.

3 comentários: