domingo, 28 de maio de 2017

Recursos pendentes e status

Esta lista está sujeita a alterações. Veja mais no post sobre o cronograma. Listo aqui várias coisas que faltam fazer, e meu grau de importância a algumas delas.


  • Quando chegam novos ônibus? Sem data prevista, não é prioritário. Serão feitos ou encomendados com calma no andamento da base do jogo. Quanto mais ônibus tiver na fase da construção da base, pior fica, pois atrasa tudo. Produzir um ônibus com proporções e modelos bem realistas leva de dois a quatro meses, só para a modelagem. Ainda tem sons, animações, etc... Não é rápido. E mesmo tendo o modelo pronto (pegando com amigos ou parceiros), a base do jogo precisa estar mais madura. De que adianta colocar 100 ônibus com o mesmo som, ou faltando várias coisas?!
  • Quando terá novas linhas ou mapas? Sem data prevista. O jogo irá receber novos conteúdos para não enjoar e ir curtindo, mas conteúdo substancial mesmo só depois de ter toda a base programada. A cada temporada surgirão novas rotas, mesmo com a base incompleta. Quando a base estiver pronta aí sim, o que o jogo mais vai ter é linha e ônibus!
  • Quando sai na Play Store? Quando estiver estável o suficiente. Sempre posto apks de teste antes de ir pra Play Store. Não adianta insistir para postar lá antes de várias pessoas testarem. Os testes permitem achar e corrigir bugs. Sem isso as versões mais bugadas iriam pra Play Store, afetando a instalação de todo mundo que tem o jogo. Muita gente ia xingar, desinstalar, etc. Nunca tem dia exato pra ir pra Play Store, mas normalmente leva de 7 a 20 dias entre cada atualização. Os APKs de teste eu posto aqui no blog, sempre deixo os últimos e vou apagando os mais antigos. Note que eles podem ser instáveis, às vezes são melhores, às vezes piores.
  • Vai ter live hoje? Que horas? Nunca sei qunado terá, e se terá lives. Depende muito do meu tempo, humor, pessoas em casa, etc. Não tenho horário certo, edito o jogo nas horas livres. É impossível me programar para fazer live tal dia às tal horas. Por favor, compreenda e não fique perguntando isso pois nunca terei como responder. Quando for ter eu aviso na página do jogo e no grupo.
  • O jogo vai ser pago? Sim e não. A ideia é mantê-lo de graça no Android. A versão PC terá uma edição grátis e uma paga, sendo a paga com mapa bem maior e/ou outros recursos, ainda não definidos. É cedo para definir preços, pois o game será lançado comercialmente só em alguns anos. A versão grátis será grátis para sempre, não será versão demo limitada não. TODOS OS COLABORADORES A PARTIR DE R$ 10,00 TERÃO ACESSO ÀS FUTURAS VERSÕES PAGAS, sem precisar pagar de novo lá na frente. Aproveite, torne-se um colaborador na fundação do jogo e garanta o game futuro sem preocupações, caso ele dê certo!
Recursos dos ônibus:
  • Pisca alerta: depende de correção do bug com as setas (recurso simples porém não prioritário)
  • Câmeras internas: aguardando melhorias nos passageiros (quase lá!)
  • Zoom da câmera; previsto, aguardando tempo
  • Câmera externa, andante; ainda não decidido (não é prioridade, poderá ser feito com mais tempo depois)
  • Ônibus do tráfego pegando passageiro: sem previsão (depende do sistema de tráfego, é complexo/demorado... vai ter, mas vai demorar muito)
  • Outros ônibus no tráfego: aguardando outras prioridades, pois não bastará colocar outros ônibus, terá que fazer um sistema de skin para eles (pode demorar, não é tão essencial)
  • Animações do freio de mão, marcha, janelas, luzes das portas: em alguns meses (aguardando outras prioridades)
  • Suporte a mods de sons: aguardando recursos financeiros (os usuários poderão trocar os sons do ônibus, incluindo portas, motor, campainha, freio, etc)
  • Sons extras, como bateção de lata, molas, raspadas no chão, etc: trabalho gradual, sem previsão (semi-prioridade)
  • Suporte a mods de ônibus: sem previsão, vai demorar (custo de desenvolvimento caro, de 6 meses a um ano trabalhando só nisso... toda a base já deverá estar pronta)
  • Sistema de passageiros: quase completo (faltam poucos bugs)
  • Articulados dirigíveis: aguardando o sistema de passageiros
  • Articulados no tráfego e carretas: vai demorar, o sistema de tráfego precisa amadurecer muito para isso
  • Desligar seta ao voltar o volante: aguardando tempo (recurso simples)
  • Animação dos limpadores: aguardando chuva/clima (vai demorar, não prioritário)
  • Ajustes no volume e posição 3D dos sons: sem previsão (alguns meses; semi-prioridade)
  • Sons dos passageiros: aguardando gravações
  • Cobrança de passagem: não previsto (talvez terá, mas poderá demorar muito, não é prioridade para mim)
  • Cadeirantes: não estão previstos, não seria prioridade (talvez no futuro, quando todo o essencial estiver feito)
  • Marcas das empresas: não pode por não ter autorização explícita de cada uma (isso é padrão em todo o mercado de jogos)
  • Suporte a controle de volante G27 e similares: previsto para o futuro, é impossível desenvolver no momento sem acesso a um
  • Suporte a gamepads: idem, terá no futuro mas não no momento

Recursos da cidade:
  • Semáforos: já programados (ficam em locais estratégicos dependendo do mapa)
  • Chuva/clima: sem previsão (lá por último, não é prioritário, demoraria para animar e poderá pesar)
  • Caminhões e motos no tráfego: aguardando recursos financeiros
  • Mais modelos de carros: aguardando recursos financeiros
  • Pedestres andando nas calçadas: aguardando melhorias no sistema de tráfego (vai demorar)
  • Pedestres atravessando nas faixas: vai demorar mais ainda
  • Editor de mapas: não vai ter (dadas as limitações da engine usada e plataformas... custaria muito alto fazer isso)
  • Ciclo dia/noite contínuo: aguardando recursos financeiros e tempo (mas os céus fixos continarão como recurso opcional, já que podem trazer experiências variadas)
  • Sons extras dos carros do tráfego (ambulância, bombeiro, polícia, gás, pamonha, funk etc): sem previsão (vai ter um dia, mas não são prioritários)
  • Velocidade do tráfego: no momento não dá para aumentar muito. Já está razoável para áreas urbanas. Quando o sistema de tráfego estiver mais completo, dará para ter velocidades maiores. Se fizer isso agora, os carros vão ficar batendo, passando por cima ou freando bruscamente. Futuramente a velocidade será definida por cada ponto da rua/avenida, podendo ser mais rápida ou mais lenta.

Recursos gerais:
  • Colisões com os carros: sem previsão (lá por último, pela complexidade envolvida no sistema de tráfego)
  • Colisões com o cenário: indiferente (pode deixar o jogo mais pesado, dando travadas ao mover o mundo, perceptíveis depois de percorrer cerca de 900 metros)
  • Sensibilidade das setas: aguardando tempo (dificuldade média)
Recursos extras:
  • Mapas rodoviários, intermunicipais, rurais: não são previstos para o futuro breve, só quando a base já estiver feita, quem sabe
  • Pássaros, gatos, cachorros, animais: só quando todo o essencial estiver feito; talvez algumas coisas ficarão apenas para a versão PC
  • Modo online: não é prioridade, talvez nunca terá (prefiro gastar o tempo que levaria para fazer isso produzindo mapas reais de SP, ou novos ônibus, etc).

Otimização:
  • Retrovisores: controle independente durante o jogo (necessário, mas aguardando tempo)
  • Desativação da animação dos passageiros sentados e em pé: já feito
  • Passageiros low poly opcionais: parcialmente feito, aguardando recursos finacneiros para colocar mais duas mulheres
  • Reestruturação do código mais profundo (foreach, garbage collector etc): processo contínuo, feito de tempos em tempos quando possível
Bugs conhecidos:
  • Muito lag, baixo desempenho, jogo travando: pode não ser bug e sim configuração incorreta para seu aparelho. Note que o game está em desenvolvimento, o desempenho pode não ser o ideal ainda. Muita coisa vai melhorar. Mas as sombras, espelhos e muitos passageiros e carros pesam. Tente pegar leve. Tirando sombras e espelhos, deixando 10 carros, 1 ou 2 ônibus do tráfego e 10% de passageiros geralmente dá para jogar com boa qualidade gráfica em quase todos os celulares. Note que programas em segundo plano também podem interferir na performance, feche os que não estiver usando.
  • Carros girando, parados, etc: normal, o sistema de tráfego ainda não está maduro o suficiente e passará por muitas alterações. Programar isso leva MESES.
  • Jogo fechando: pode ser muita coisa, verifique a memória RAM e configurações de acordo com seu aparelho. Quase sempre é o sistema que encerra o aplicativo por falta de memória. Aparelhos de 512 MB de RAM não são suportados. Recomendo comprar um de 4 GB de RAM, ou 2, no mínimo.
  • Jogo volta pro início ao abrir a galeria para pegar imagem: provavelmente você alterou indevidamente as configurações de processos do Android. Se marcar "não manter atividades" e limitar a nenhum processo em segundo plano, isso ocorre mesmo, afinal o processo da galeria é um e do jogo é outro - ao ir pra galeria, o Android fecha o jogo. Para evitar isso, não marque para não manter atividades... E deixe pelo menos um ou dois processos em segundo plano.
  • Carros sumindo: comportamento normal enquanto o sistema de tráfego não fica pronto (quando um carro do tráfego bate em outro ambos somem, de forma que não fiquem atrapalhando o trânsito dos demais).
  • Passageiros não descem no final: bug conhecido, só será resolvido futuramente quando as linhas forem reestruturadas internamente (atualmente o ônibus pega passageiro em qualquer ponto, as pessoas não sabem qual é o final).
  • Jogo fecha quando pausado: bug conhecido, é devido o garbage collector e exibição dos fps; será corrigido.
  • Os carros passam por cima dos outros: pode ser bug de fato no tráfego, ou baixos fps. Ao rodar em baixos fps o jogo perde processamento da física, e isso pode acontecer pois o carro de trás não consegue identificar o da frente. A sugestão é reduzir as configurações para ganhar mais fps, ou trocar de aparelho, ou fazer upgrade no PC (caso seja a futura versão PC).
  • Os carros passam no farol vermelho: idem item anterior. O ideal é jogar com mais de 15 fps. Abaixo disso este problema pode ocorrer com maior frequência.
  • Texturas borradas ou ilegíveis: provavelmente não é bug, é configuração. Altere as configurações do jogo para os botões de melhor qualidade. Em muitos aparelhos dá pra jogar no completo de boa, acertando apenas as outras coisas manualmente. Os dois primeiros botões de configurações leves deixam o gráfico bem feio. Eles são mais leves pois usam texturas menores, logo ficam borradas. Outra alternativa: você alterou a resolução? Se baixar muito a resolução o gráfico ficará pixelizado.
  • A tela fica branca ou rosa: desmarque Efeitos nas opções gráficas (isso pega em poucos aparelhos ou no PC).
  • A tela fica toda escura: experimente marcar o item Recursos + simples nas opções. Não é comum, mas acontece em alguns aparelhos.
  • Não vejo o interior do ônibus ao olhar para trás: é a configuração de otimização, não é bug. Assim ele fica mais leve. Para desativar, desmarque o item de otimização nas opções.
  • Controles piscantes: ocorre em alguns aparelhos, ainda não identifiquei o problema.
  • Ao abrir a porta não dá para ver o retrovisor direito: estou ciente e resolverei logo logo, isso é fácil.
Sugestões

  • Fazer os passageiros correrem ao passar do ponto, para entrarem mais rapidamente: vai demorar um pouco pra programar isso, mas será interessante!
  • Dar um sinal de cobrador ao descer todo mundo (batida, ferro ou campainha): pode demorar um pouco, mas pretendo sim.


Versão iOS:
  • Desejada, porém sem previsão. Depende de dois fatores: tempo e dinheiro. Tempo: O jogo precisa estar pronto, a Apple não aceita betas na loja e os instaladores fora da loja só pegariam em aparelhos desbloqueados, é inviável fazê-los assim. Dinheiro: tem que ter Mac para gerar (é bem mais caro que PC); tem que pagar uma licença todos os anos para a Apple, mesmo para publicar o jogo gratuito. Ou seja, para iOS só lá no futuro, quando o jogo estiver mais maduro e eu tiver mais $$.

Versão Windows Phone/Mobile:
  • Não planejada devido à baixa popularidade da plataforma (não compensaria o tempo gasto para produção e testes)

Versão PC:
  • Betas com mapas iguais aos do celular sairão em alguns meses; a versão desejada para PC mesmo, com gráficos melhores e mapas maiores ficará para alguns anos. Preciso de muito tempo e recursos para poder fazê-la bem feita, e tempo só conseguirei quando o game estiver estabilizado.

Versão Mac:
  • Provável lançamento alguns meses depois da versão PC.

Versão Linux:
  • Provável lançamento algumas semanas deopis da versão PC.

Enfim, é isso! Ao ver alguém perguntando alguma coisa óbvia sobre o game, por favor, indique esta página para a pessoa! Isso já ajuda a reduzir o volume de perguntas repetidas, que tomam muito meu tempo.

23 comentários:

  1. :D !! bem, não sei se prestei atenção, mas faz quanto tempo que iniciou o desenvolvimento do game ? !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uns 2 anos, mas trabalhando todos os dias mesmo, foi a partir de agosto de 2016! :D

      Excluir
  2. Cada dia que passa eu me surpreendo muito mais, sem palavras, parabéns sempre, você é um gênio, sei que em breve terá articulados, mas será possível num futuro ter biarticulados no proton?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns de verdade pelo game cara, sou fã de ônibus e pra mim esse é o melhor jogo de bus para Android. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tem alguma atualização para esse mês de junho???

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ...jogo 5 estrelas !!! Só gostaria de pedir uma coisa adicione o ônibus mondego ha por favor,depois que arrumar essas coisas que são suas prioridades !!! Obrigado

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo jogo muito bom, esperando ansiosamente pelas próximas atualizações e que ela venha com mais mapas e ônibus e que os outros ônibus também parem para pegar passageiros.

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns jogo nem está pronto e está tão nem feito muito legal

    ResponderExcluir
  8. una consulta el juego estará para multijugador

    ResponderExcluir
  9. una pregunta me mensionario que ivan a poner un metrobus estilo mexico
    y otro muy bonito cuando lo van a poner

    ResponderExcluir
  10. Versão Linux:
    Provável lançamento algumas semanas ´´deopis´´´´ da versão PC. Corrige aí Marcos :)

    ResponderExcluir
  11. Desculpa mais não sei baixar o APK

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcos, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, você falou e está fazendo, são pessoas assim que o mundo precisa! Tenho uma pergunta, desculpa se for óbvia demais, será possível editar/criar mapas para o jogo em uma versão futura? Gosto muito do OMSI, mas as travadas e bugs no jogo tiram o seu brilho, e aí desisto de muitos projetos, pois a melhora não depende de mim. Desculpe incomodá-lo mais uma vez e continue firme no seu projeto/sonho.

    ResponderExcluir
  13. Você é um gênio, estando sozinho você conseguiu fazer um jogo de ônibus melhor que Ovilex. Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  14. Dá uma previsão para a animação das luzes da porta, o omsi tem essa animação em alguns ônibus bem modelados.
    Obg!

    ResponderExcluir
  15. Melhor jogo de ônibus a única coisa q gostaria é um articulado já fikaria bastante feliz,espero com tranquilidade mas com bastante anciedade

    ResponderExcluir
  16. oi boa noite,gostaria de saber se a próxima versão vira com opção de sensibilidade do volante controlado pelas setas do teclado(a minha versão é a de pc),pois o meu com um simples toque vira tudo instantaneamente,dificultando o manuseio do veiculo(o meu pc TEM as configurações até um pouco acima do recomendado para o funcionamento correto do jogo

    no aguardo

    ResponderExcluir
  17. Marcos quando vai sair a nova atualização pra PC

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. ola marcos este jogo da para jogar com o volante ja ?

    ResponderExcluir
  20. ola Marcos não depois da nova atualização na play store, não consegui jogar pois o jogo fica com tela preta e só funciona nas configurações basicas que eu não gosto de jogar, pois sempre funcionou normal desde então antes dessa atualização tenta resouver isso pra nós acredito que não é só eu que estou com esse problema, agradeço desde já. Ha lembrando meu celular é um sansung s4 mini

    ResponderExcluir
  21. ola cara baixei a versao para PC mais a tela fla totalmente rosa nao aparece nada somente da para ouvir e nao ver o que estamos fazendo como posso jogar melhor no pc ja que tb o tenho no android

    ResponderExcluir